O processo de ensino-aprendizagem, tem como objeto de estudo a construção do
conhecimento do sujeito que aprende e da instituição que ensina. As escolas tem como
objetivo servir de instrumento à promoção ordenada da cultura e de estímulo ao progresso,
segundo as necessidades da sociedade em que está inserida, que ao mesmo tempo ela
reflete e modela. É nesse contexto que o aluno ingressa, com sua vontade de aprender,
estabelece novos vínculos discentes e docentes. Entretanto, ao longo do percurso
acadêmico, surgem as dificuldades dentro e fora da sala de aula, tanto no rendimento
quanto na integração ao ambiente.
conhecimento do sujeito que aprende e da instituição que ensina. As escolas tem como
objetivo servir de instrumento à promoção ordenada da cultura e de estímulo ao progresso,
segundo as necessidades da sociedade em que está inserida, que ao mesmo tempo ela
reflete e modela. É nesse contexto que o aluno ingressa, com sua vontade de aprender,
estabelece novos vínculos discentes e docentes. Entretanto, ao longo do percurso
acadêmico, surgem as dificuldades dentro e fora da sala de aula, tanto no rendimento
quanto na integração ao ambiente.
Citando o mito de Ariadne, que deu o fio a Teseu para que ele pudesse, após matar o
Minotauro, encontrar a saída do labirinto. O professor terá sempre uma função mediadora e
de âncora do conhecimento, levando o aprendiz na busca do desconhecido, da solução do
problema, do enigma, em um espaço de insegurança e de dificuldades , e que, para superar
isso, é necessário estar de posse de um fio condutor, de algo a que se deve agarrar para
conseguir sair com sucesso do emaranhado de dados e informações, do labirinto da
realidade.
O professor além de oferecer os fios que conduzirão o aprendiz, lhe dará a segurança do retorno.
Minotauro, encontrar a saída do labirinto. O professor terá sempre uma função mediadora e
de âncora do conhecimento, levando o aprendiz na busca do desconhecido, da solução do
problema, do enigma, em um espaço de insegurança e de dificuldades , e que, para superar
isso, é necessário estar de posse de um fio condutor, de algo a que se deve agarrar para
conseguir sair com sucesso do emaranhado de dados e informações, do labirinto da
realidade.
O professor além de oferecer os fios que conduzirão o aprendiz, lhe dará a segurança do retorno.
Diante de tamanha responsabilidade, o professor não pode perder seu novelo de lã.
A crescente presença das tecnologias da informação no nosso cotidiano, também nos
desafia a entrar num labirinto. Essa nova experiência, que será compartilhada entre
discentes e docentes, nos permitirá refletir, pontuar e elaborar estratégias para que o uso
dos classmater, sejam aliados da aprendizagem.
desafia a entrar num labirinto. Essa nova experiência, que será compartilhada entre
discentes e docentes, nos permitirá refletir, pontuar e elaborar estratégias para que o uso
dos classmater, sejam aliados da aprendizagem.
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